A Igreja

O Início

Pastor Paulo Leivas MacalãoEra o início da noite do dia 12 de Setembro de 1986, quando cerca de 128 filhos de Deus se reuniram no templo sede da Assembléia de Deus na Rua Quiririm nº 526 em Vila Valqueire para realizar a sua primeira Assembléia Geral Extraordinária, sob a presidência do Pr. Orosman Dagoberto dos Santos, Pastor Presidente da Igreja Matriz em Madureira na época.

O objetivo daquele acontecimento histórico era formalizar juridicamente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vila Valqueire, de acordo com o Estatuto da nossa Matriz, e empossar seu primeiro Pastor Dirigente, Pedro Pereira de Souza Filho. Porém não foi nesta data que iniciou-se a nossa história.

Tudo começou em idos de 1946, quando, sob a direção do Pastor Paulo Leivas Macalão, Pastor Presidente do Ministério Geral do Campo de Madureira, alguns homens e mulheres de Deus movidos pelo Espírito Santo (dentre eles José Oliveira Peres, Ademário Monteiro da Silva, Odilon Azeredo Coutinho, José Fernandes de Moura e sua esposa Lola Fernandes de Moura, Joel da Silva Porto e sua esposa Arinda da Silveira Porto, Herculano Nunes de Queiroz e Ottília Marques de Oliveira) reuniram-se para fundar o primeiro ponto de propagação do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo pelo Ministério de Madureira no Bairro de Vila Valqueire. Era em uma antiga casa alugada da Rua Quiririm, na outra extremidade do mesmo quarteirão onde alguns anos depois Deus, pelo Seu infinito poder, nos agraciaria com o nosso templo definitivo.

Os corações de nossos fundadores ardiam pela Obra de Deus e tal qual a primeira igreja de Jesus Cristo em Jerusalém, "perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações", "estavam juntos, e tinham tudo em comum", de tal forma que "todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2. 42-47).

A Construção do Templo

Lapela ComemorativaFoi nesse movimento que, por volta do ano de 1959, durante a gestão do obreiro Moacir da Cruz, tendo já a congregação passado pela direção do obreiro Antonio de Melo, o Senhor lhe atraiu a atenção para um belo e amplo terreno, no número 526 da mesma Rua Quiririm. Seus olhos viram que era "terra muito boa" e, com a mesma fé de Josué e Calebe (Nm 14.8), recomendou sua compra aos Pastores Paulo Leivas Macalão e Alípio da Silva, este último o Pastor Vice-Presidente da Matriz em Madureira naquela ocasião.

A indicação da compra do terreno foi aceita pelo Ministério de Madureira que, investido do mesmo ardoroso espírito de crescimento da Obra de Deus, iniciou sem demora a construção do novo templo.

Templo HistóricoOs trabalhos de contrução levaram cerca de 10 anos, tendo percorrido as gestões dos obreiros sucessores do irmão Moacir da Cruz, a saber, Dárcio Brum e Manoel do Santos, até à chegada do Pastor Pedro Pereira de Souza Filho em 1969, enviado pela Matriz.

Por ocasião de sua chegada à Congregação de Vila Valqueire, o Pastor Pedro Pereira já encontrou a igreja recém-transferida para suas novas instalações, ainda com paredes sem reboco, porém aquela era a sua terra que manava leite e mel, dada pelo Senhor – Aleluia!

Capacitado pela unção do Espírito de Deus e imbuído da força de união dos membros da congregação, o Pastor Pedro arregaçou as mangas e com grande alegria deu prosseguimento aos trabalhos de acabamento da Igreja, incluindo a galeria interna, até à finalização de toda a obra.

A construção do templo da Assembleia de Deus em Vila Valqueire marcou a provisão divina para o Seu povo, que não esmoreceu frente ao gigantes que se levantaram em contrário, mas prosseguiu com a sua fé inabalável no Altíssimo, tendo tomado posse de antemão da sua terra prometida, antes mesmo que seus olhos a vissem. Louvado seja o Senhor Jesus!

Plantando a Semente

Do mesmo Espírito tem se investido esta valorosa parte da Igreja de Cristo, ao longo de suas décadas de história. Estando ciente de sua missão, muitos e incansáveis esforços foram e têm sido direcionados para a difusão das Boas Novas da Salvação. Várias subcongregações foram implantadas em comunidades carentes da Palavra de Deus e alcançaram crescimento tal que adquiriram a titularidade de Congregação do Ministério de Madureira, passando a ser congregações irmãs de Vila Valqueire, não mais filhas. Dentre estas estão as Congregações da Baronesa e da Capitão Menezes, no bairro de Praça Seca, e a Congregação de Mato Alto, no bairro de Mato Alto. Além destas, a Subcongregação da Ladeira do Silvério (Rua Quiririm, nº 1290 / C.19) permanece como filha da Congregação de Vila Valqueire, que também registrou seus esforços de amor à Obra de Deus inaugurando e conduzindo por vários anos os trabalhos evangelísticos na Congregação de Tinguá, na Estrada Boa Esperança nº 775 e também iniciando os trabalhos no bairro de Piuí, Município de Formiga/MG.

AD Capitao Menezes AD Tinguá AD Ladeira do Silvério

Os Pastores

Dentre os tantos e incansáveis guerreiros desta grande obra e seus feitos memoráveis destacam-se os Pastores, que ao longo destas décadas doaram voluntariamente seus corações e mãos na condução deste tão precioso rebanho, como fiéis mordomos de nosso Senhor Jesus Cristo:

Pastor Pedro Pereira de Souza FilhoPastor Pedro Pereira de Souza Filho
Gestão: 1969 - 1997

Nos 28 anos à frente da Assembleia de Deus em Vila Valqueire, o Pr. Pedro Pereira deixou sua assinatura indelével, sendo um dos pioneiros responsáveis pelo notável cumprimento da sagrada missão deixada pelo nosso Senhor a todos os Seus santos. Os tijolos do templo contam seus feitos e as paredes exalam o perfume de suas mãos, feitas por Deus tendo em vista Sua Grande Obra, sendo Este também o galardoador daqueles que lhe são fiéis até à morte.
Uma das suas muitas contribuições foi a finalização das obras de construção do templo e o início da construção do anexo nos fundos do templo.





Pastor José Quirino da SilvaPastor José Quirino da Silva
Gestão: 1997 - 2009

A década de sua gestão foi marcada pela difícil readaptação de um rebanho acostumado há muitos anos com a voz e o cajado de seu primeiro pastor. Foi notável o esforço deste Homem de Deus no cumprimento de sua dura missão, a qual abraçou com dedicação e amor próprios dos santos de Cristo.
Uma dentre suas muitas contribuições é a histórica reforma do templo, que recebeu acabamento de granito na fachada e no piso, bem como a finalização da construção do anexo nos fundos do templo.





Pastor Marcos Sant’Anna da SilvaPastor Marcos Sant'Anna da Silva
Gestão: 2009 - 2013

Com seu espírito jovial e didático, o Pastor Marcos buscou chamar a atenção da igreja para as características que deve possuir um verdadeiro discípulo de Cristo e o potencial gerado pela sua ativa participação no Corpo. Sua estratégia de condução do rebanho para atuar mais fora das paredes do templo atraiu de forma marcante os de dentro e os de fora para o pleno conhecimento do grande mistério da Salvação (Colossenses 1). Dentre suas diversas contribuições está a histórica instalação do sistema de ar-condicionado no templo.





Pastor Valdir SilvaPastor Valdir Silva
Gestão: 2013 até Hoje

Tendo já trabalhado ativamente no Ministério da ADVIVA durante a gestão do Pastor Pedro Pereira de Souza Filho, o Pastor Valdir Silva retorna, desta vez na direção da Congregação e com a incumbência de fazer prosseguir um rebanho embalado pela marcante condução de seu anterior pastor.







A Missão da Igreja

Através da história da nossa igreja o Senhor nos mostra porque escolhe as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. A Sua fraqueza é mais forte do que os homens (1 Coríntios 1. 25-31). Nossos poucos pioneiros talvez não tenham vislumbrado a dimensão do crescimento que Deus daria à obra plantada pelas suas mãos, mas certamente não tinham dúvidas quanto à procedência do vívido ardor em seus corações, que lhes impeliu de encontro às almas famintas do Pão da Vida. Eles receberam uma missão, que cumpriram na força do Senhor, com amor e espírito voluntário:

"Pelo poder do Espírito Santo, pregar e ensinar a Palavra de Deus para fazer discípulos de Jesus Cristo a fim de que o Senhor Deus seja glorificado."

Que nos disponhamos a cada dia a cumprir a missão que Cristo entregou para a Sua Igreja, certos de que é Ele quem dá o crescimento e assim o Seu nome seja glorificado através de nossas vidas. Amém!



Copyright © Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vila Valqueire

Rua Quiririm, 526 - Vila Valqueire - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21330-650 - (21) 2453-3435

Início  |   Como chegar  |   Fale conosco